Quarta-feira, 23 de Maio de 2018

Buscar   OK
Esporte
Publicada em 08/11/17 às 17:03h - 184 visualizações
Brasileiro conquista resultado histórico no mundial de Ironman
Tempo recorde entre atletas profissionais brasileiros foi quebrado na última competição entre os melhores do mundo, em outubro. Feito rende documentário que será lançado em breve

Fernanda Ribeiro


 (Foto: Wagner Araujo)
Tempo recorde entre atletas profissionais brasileiros foi quebrado na última competição entre os melhores do mundo, em outubro. Feito rende documentário que será lançado em breve
 
A estreia do triatleta profissional Thiago Vinhal no mundial de Ironman do Havaí, em Kona, superou todas as expectativas. Não bastasse o mineiro de 33 anos ter feito história no mundial como o primeiro negro a competir na categoria profissional, Vinhal cravou seu nome na história duplamente, tendo completado a prova em tempo recorde entre todos os atletas brasileiros que já competiram na história do mundial - os 3,8 Km de natação, 180 Km de ciclismo e 42 Km de corrida foram percorridos em 8h27min24, tendo sido o 13º colocado já em sua estreia no mundial.
 
À primeira vista, os menos informados podem subestimar o tempo ou a colocação, a análise mais cuidadosa, porém, traz ao resultado do minero Thiago Vinhal nuances de heroísmo - o mundial é disputado por atletas de países que valorizam extremamente o triathlon por uma questão cultural. "O mais desafiador da minha trajetória até aqui foi a superação da rotina no dia a dia do Brasil, os treinamentos, ter que me virar para trabalhar, pagar conta, estudar, viajar, competir, resolver problemas e, mesmo assim, continuar sonhando em competir com os melhores triatletas profissionais do mundo, que em geral, têm a liberdade de se dedicar exclusivamente à rotina de treinar, comer e descansar, que é uma das importantes etapas do treinamento também, com grandes patrocinadores, em países que apoiam o triatlo", afirma Thiago Vinhal.
 
O novo marco o reclassifica frente a outros atletas brasileiros muito mais experientes, que já competiram em outras edições do mundial. A participação do atleta no mundial rendeu um documentário, que está em produção. O teaser do documentário pode ser conferido neste link: https://goo.gl/9YgwtH 
 
Parciais
 
Vinhal completou a natação em 00h49, o ciclismo em 4h37min01 e a corrida em 2h55min59
 
Mais sobre Thiago Vinhal
 
Na adolescência, Vinhal trabalhava como modelo e foi uma recomendação da agente que acabou o levando para o triathlon. "Comecei a fazer spinning para ganhar deixar a massa muscular mais aparente para as fotos, acabei gostando, fiz inscrição para uma prova de aquathlon, só por diversão", conta ele. O resultado já nessa primeira prova chamou a atenção, gente que trabalhava no meio disse que ele levava jeito, e o esporte foi ganhando espaço na vida dele. 

A formação em educação física fez do envolvimento com o esporte sua profissão. Ele acabou fundando uma assessoria esportiva, o Grupomais, e precisa conciliar a rotina de um atleta profissional com a rotina de trabalhos de gestão da empresa. "Enquanto no exterior muitos atletas de ponta podem se dedicar exclusivamente ao treino, alimentação e descanso, o cenário no Brasil coloca como desafio extra o trabalho remunerado, já que muitos esportes, como é o caso do triathlon, não recebem praticamente incentivo algum na comparação com o incentivo recebido no exterior, inclusive incentivo o cultural da popularização de modalidades como o ciclismo", diz. Mas isso não foi empecilho para o mineiro de 33 anos, que reconhece que o desempenho é fruto de muita disciplina e força de vontade. "Muita gente bate na tecla da diversidade racial, por eu ter sido o primeiro negro profissional a competir no mundial mas, no fim das contas, é o desempenho que importa", afirma.



Deixe seu comentário!

ATENÇÃO: Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

(55 +11) 987936605

No Ar


Nenhuma programação cadastrada
para esse horário




Hora Certa
Publicidade Lateral
Redes Sociais


Estatísticas
Usuários Online: 1091


Bate Papo

Digite seu NOME:


Reservas
Quantos Adultos?
Quantas Crianças?
Data de Entrada:
Data de Saída:
Parceiros

Copyright (c) 2018 - TV Destaque Nacional - Todos os direitos reservados