noticias35 Seja bem vindo ao nosso site TV Destaque Nacional!

Acontece

Museu de Arte Sacra de São Paulo comemora 50 anos

Publicada em 29/06/20 às 12:18h - 845 visualizações

Fabíola Musarra


Compartilhe
Compartilhar a noticia Museu de Arte Sacra de São Paulo comemora 50 anos  Compartilhar a noticia Museu de Arte Sacra de São Paulo comemora 50 anos  Compartilhar a noticia Museu de Arte Sacra de São Paulo comemora 50 anos

Link da Notícia:

Museu de Arte Sacra de São Paulo comemora 50 anos
Fachada do Museu de Arte Sacra.  (Foto: Divulgação)







Ao celebrar o seu Jubileu de Ouro, a instituição ativa e viva no cenário cultural paulistano, comemora meio século de vida com muitas conquistas e algumas novidades.

 




Instalado há meio século na ala esquerda do Mosteiro da Luz, em plena região central de São Paulo, o Museu de Arte Sacra nasceu como resultado de uma parceria firmada entre o Governo do Estado de São Paulo, na época pelo então governador paulista Abreu Sodré, e a Cúria Metropolitana, representada à época pelo cardeal arcebispo Dom Agnelo Rossi. Destaque ainda para a participação decisiva de Luís Arrobas Martins, então Secretário da Fazenda do Governo do Estado.


Museu de Arte Sacra de SP Divulgação (1)Foto: Divulgação

 

A importância da instituição para a sociedade naquele momento pode ser comprovada pelo importante fato de ela ter aberto suas portas com seis meses de antecedência à sua criação. Seu acervo, composto por milhares de peças, é resultado da doação feita pelo Cúria Metropolitana de obras de sua coleção ao governo paulista. Não é de hoje que o MAS/SP é uma das principais instituições culturais brasileiras voltadas ao estudo, à conservação, ao restauro e à exposição de objetos relacionados às artes, com destaque aos segmentos sacro e barroco.


Governador Abreu Sodré e o secretário da Fazenda Arrobas Martins na inauguração do MASSP em 29-06-70O governador Abreu Sodré e o secretário da Fazenda Arrobas Martins na inauguração do MAS/SP em 29 de junho de 1970. Foto: Divulgação

 

Com o decorrer das décadas, a atuação permanente e a sólida do museu no cenário cultural do País permitiu que ele não fosse apenas considerado como um guardião de peças históricas, mas sim por  se constituir em um ativo “escritor” da história contemporânea. Para chegar a isso, o MAS/SP acompanhou os tempos: ao longo de seus 50 anos, modernizou-se, aproximou-se das pessoas, conquistou novos públicos e passou a investir em outras áreas, como na de realização de cursos, concertos, projeções de cinema e palestras, além de atuar no universo digital.


A sede


O Mosteiro da Luz é um convento de recolhimento de monjas enclausuradas da Ordem das Concepcionistas da Imaculada Conceição. Foi fundado em 1774 pela carmelita Helena Maria do Sacramento. É a única edificação colonial do século XVIII em São Paulo que preserva seus elementos arquitetônicos originais (materiais de construção e estrutura) e que ainda está aberto, em pleno uso e com todas as suas atividades funcionando. Encontra-se inserido em meio à última chácara conventual urbana da cidade de São Paulo. É tombado nas esferas federal, estadual e municipal.


Mosteiro-da-Luz-1862-foto-Militão-Augusto-de-Azevedo-300x164O Mosteiro da Luz em 1862. Foto: Militão Augusto de Azevedo

 

Considerado um dos mais importantes e bem conservados exemplares da arquitetura colonial brasileira do século XVIII, o Mosteiro da Luz tem suas origens na capela erguida em homenagem à Nossa Senhora da Luz. O próprio recém-beatificado Frei Galvão projetou o edifício e trabalhou como pedreiro e supervisor durante a sua construção, concluindo-o parcialmente em 1788. Nos anos seguintes, continuaria a realizar novas ampliações, incorporando a antiga Capela da Luz ao nova sede.


Após sua morte em 1822, São Frei Galvão foi inumado no local, em sepultura, cuja construção foi concluída apenas nas primeiras décadas do século XIX. Para que o visitante possa conhecer o método construtivo utilizado, o museu mantém uma sala em taipa de pilão, que permite ver as paredes originais com espessura de 1,05m, testemunho de como eram feitas as edificações no século XVIII.


O Acervo


O MAS/SP possui amplo conjunto de peças sacras e barrocas, as quais podem ilustrar com precisão a evolução da técnica escultórica no País ao longo da história e de seus artistas. Além das obras tridimensionais, o museu guarda numerosa coleção de altares, oratórios, prataria e ourivesaria religiosas, joias, mobiliário, pinturas e fotografias, majoritariamente produzidos entre os séculos XVI e XX. Por sua área expositiva limitada, o MAS/SP consegue exibir de 14% a 20% de seu acervo, o que faz de forma rotativa para trazer aos visitantes o maior recorte possível de seu numeroso acervo.


Entre as preciosidades de seu acervo, destaque para as imagens de Nossa Senhora das Dores (Aleijadinho - século XVIII), Nossa Senhora da Luz (século XVI), Nossa Senhora da Purificação (Frei Agostinho de Jesus - século XVII), Nossa Senhora dos Prazeres (Frei Agostinho de Jesus - século XVII), São Francisco das Chagas (século XVII), São Paulo (século XVII), Sant'Ana Mestra (Aleijadinho - século XVII), Santas Mães (século XVIII) e Nossa Senhora da Consolação (século XVIII).

 

Imagem-Nossa-Senhora-das-Dores-200x300Imagem Nossa Senhora das Dores feita por Aleijadinho (1730-1814). Foto: Divulgação

 

Não é tudo. Abriga ainda as raras coleções de aproximadamente 200 "Paulistinhas” (séculos XIX-XX) e de numismática. Esta última é composta por grande número de itens, entre moedas e medalhas papais que remontam à Roma Antiga. Integram ainda o acervo do museu, a segunda maior coleção de lampadários do mundo (a primeira pertence ao Museu do Vaticano) e a coleção de presépios.


De diferentes origens e períodos históricos, os presépios retratam as características das sociedades que os idealizaram. Como curiosidade: desde o início da década de 1990, o MAS/SP é a residência permanente do “Presépio Napolitano”. Com 1.620 peças do século XVIII doadas pelo empresário Ciccillo Matarazzo, é o terceiro maior museu do mundo em exibição permanente.


Exposições


Embora não seja um dos museus de arte sacra mais antigos do País, o Museu de Arte Sacra de São Paulo é um hoje dos mais ativos e vibrantes: realiza frequentes exposições, individuais de artistas contemporâneos e também de coletivas com peças de acervo próprio e/ou de coleções particulares de fotografias, esculturas, pinturas, joalheria, desenhos e caricaturas. As exibições acontecem na sede do museu e no espaço MAS/Metrô Tiradentes. Resultado da parceria entre a instituição e a Companhia do Metropolitano de São Paulo, este último conta com sala exclusiva para exposições desde dezembro de 2015.

 

O jardim do claustro do Mosteiro da LuzO jardim do claustro do Mosteiro da Luz. Foto: Wilfredo/Wikimedia

 

Como ações complementares, o museu tem em sua agenda anual a mostra coletiva de presépios e os cursos de difusão cultural sobre os mais diversos temas, de curta e longa duração, práticos e teóricos, além de ações educativas executadas por profissionais bilíngues, habilitados em libra. Oferece ainda cafés teológicos, palestras e viagens para cursos in-loco, entre outras atividades culturais e educativas abertas ao público.


O jubileu


Atento às mudanças tecnológicas e à necessidade que o momento exige, o MAS/SP tem se tornado cada vez mais ativo no universo digital. Atuando nas principais redes sociais com canais próprios. No YouTube desenvolve atividades como aulas e palestras. Já no Instagram realiza lives nas quais recebe convidados para conversar sobre temas referentes ao acervo, ao restauro, à curadoria, ao colecionismo, à sociologia, à teologia, à arte barroca e contemporânea e às atualidades. Mantém ainda ativa interação com o público em canais do Facebook e Twitter.

Por ocasião de seu Jubileu de Ouro, o Museu de Arte Sacra dá início a uma série de cinco ações homenageando os sentidos do homem (visão, audição, tato, paladar e olfato), além de estar preparando uma grande exposição para 2021. Em parceria com o Google, o museu lançará o seu perfil na plataforma Google Arts & Culture. Quando concluída, essa iniciativa exibirá a primeira e maior coleção relacionada à arte sacra do Brasil no ambiente virtual.

 

Material-promocional-da-exposição-do-MASMaterial promocional da exposição do MAS/SP no Google Arts&Culture em parceria com o Metrô paulista. Foto: Divulgação

 

Inicialmente serão disponibilizadas informações e fotos de mais de 200 peças na internet. Todas elas serão acompanhadas por textos explicativos e por comentários da equipe educacional do museu. Para o lançamento, também está prevista uma exposição virtual com mais de 50 itens relacionados à cidade de São Paulo e às suas transformações urbanas, e à formação do Brasil.


A mostra virtual também tem outras duas propostas: abordar temas relativos à construção do acervo do MAS e a sua importância cultural e ser fonte para pesquisas acadêmicas e materiais didáticos e educativos. Todo o conteúdo da plataforma do MAS no Google Arts será disponibilizado em português e inglês.

 

SERVIÇO

Evento: “50 anos – Museu de Arte Sacra de São Paulo – MAS/SP”

Data: 29 de junho de 2020

Local: Museu de Arte Sacra de São Paulo, Avenida Tiradentes, 676, Luz (ao lado da Estação Tiradentes do Metrô), telefone para agendamento/educativo para visitas monitoradas (11) 3326-5393. Atenção: o museu está temporariamente fechado. Quando reabrir, funcionará de terça-feira a domingo, das 9 às 17h.  Já o Presépio Napolitano pode ser visitado das 10h às 11h, e das 14h às 15h.  Ingressos: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia-entrada para estudantes, professores da rede privada e I.D. Jovem, mediante comprovação). Grátis aos sábados. Isenções: crianças de até 7 anos e adultos a partir de 60, professores da rede pública, pessoas com deficiência, membros do Icom, policiais e militares, mediante comprovação.


PRESÉPIO-NAPOLITANO-Foto-Museu-de-Arte-Sacra-de-SP-300x200O Presépio Napolitano, uma das principais mostras do museu. Foto: Divulgação

 

Para saber mais, acesse o site www.museuartesacra.org.br.

Instagram: www.instagram.com/museuartesacra.

 Facebook:www.facebook.com/MuseuArteSacra.

 Twitter: https://twitter.com/MuseuArteSacra

YouTube: www.youtube.com/MuseuArteSacra.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (11) 98793 6605

Copyright (c) 2024 - TV Destaque Nacional