noticias375 Seja bem vindo ao nosso site TV Destaque Nacional!

Dicas, Serviços & Roteiros

Parque Nacional da Tijuca volta a receber visitantes

Publicada em 14/07/20 às 16:41h - 724 visualizações

Fabíola Musarra


Compartilhe
Compartilhar a noticia Parque Nacional da Tijuca volta a receber visitantes  Compartilhar a noticia Parque Nacional da Tijuca volta a receber visitantes  Compartilhar a noticia Parque Nacional da Tijuca volta a receber visitantes

Link da Notícia:

Parque Nacional da Tijuca volta a receber visitantes
O Cristo Redentor. Aos seus pés, a baía de Guanabara e o Pão De açúcar  (Foto: Ruta Chile SPA)






A reabertura será gradual, com foco em atividades físicas ao ar livre, sem aglomerações e com mensagem para o visitante se movimentar.






Desde o dia 9 de julho, uma das atrações turísticas mais concorridas do Brasil já pode ser visitada: o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. A retomada das atividades está sendo feita de forma gradual, obedecendo a todas as medidas para garantir a segurança e a saúde dos visitantes. Entre as medidas adotadas, está a redução no número de visitantes e o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.


O Corcovado. Ao fundo, a Floresta da Tijuca e a cidade do Rio de Janeiro. Foto: ICMBio


O acesso e a prática de voo livre na Pedra Bonita estarão autorizados, desde que sigam as recomendações para a entrada na unidade e a determinação do Plano de Retomada da prefeitura do Rio. A área do Parque Lage, que fica dentro do Parque Nacional da Tijuca, também reabre, porém, com a manutenção do fechamento de locais que permitem a concentração de pessoas, como a da rampa de voo livre e do casarão do Parque Lage, onde funciona a Escola de Artes Visuais (EAV). Já os cafés, bares, restaurantes e lojas funcionam normalmente.


Por enquanto, o acesso ao Cristo Redentor e o uso de cachoeiras, duchas, reservatórios, pequenas lagoas e a realização de confraternizações nas áreas abertas não são permitidos. O mesmo acontece com os mirantes e as áreas de convivência ao ar livre (os espaços para piquenique e churrasco, por exemplo). Para informar a população, o parque está todo sinalizado com cordões de isolamento nas áreas onde não estão permitidas a circulação. Nele também serão instalados banners com regras gerais para o funcionamento do parque. Também serão oferecidas orientações para as operadores de turismo que atuam nos limites da unidade de conservação.


A unidade de conservação carioca é administrada pelo ICMBio. Foto: Marco Terranova


Segundo informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pelo parque Nacional da Tijuca, a unidade de conservação carioca  é a campeã de visitas no Brasil. Só no ano passado recebeu quase três milhões de pessoas. Desde março, a visitação aos parques nacionais e às demais unidades de conservação estava suspensa em função da pandemia do Covid-19.


Além do Parque Nacional da Tijuca, quatro outros parques brasileiros foram reabertos em junho. Caso do Aparados da Serra e da Serra Geral, no Rio Grande do Sul, e dos parques de Brasília (DF) e o de Foz do Iguaçu (PR).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (11) 98793 6605

Copyright (c) 2024 - TV Destaque Nacional