TV Destaque Nacional
Viagens pelo Mundo

Um continente chamado África

Lugares de destaques

Publicada em 17/05/21 às 19:40h - 581 visualizações

por Agência de Notícias


Compartilhe
Compartilhar a notícia Um continente chamado África  Compartilhar a notícia Um continente chamado África  Compartilhar a notícia Um continente chamado África

Link da Notícia:

Um continente chamado África
 (Foto: TV Destaque Nacional)
A África é um continente conhecido pela sua variedade de animais silvestres em suas savanas, em seu território há muitas florestas equatoriais, sendo o deserto do Saara o seu principal deserto e maior do mundo em extensão. 

Possui diversas riqueza naturais e é um dos lugares com maior biodiversidade do mundo, sendo um continente onde se pode encontrar diversos tipos de  metais, destacando o ouro e o diamante da Africa do Sul, do Zaire e de Gana, que respondem pela maior parte da produção mundial. 


É igualmente rica em fontes energéticas como petróleo e gás natural, explorados principalmente na Nigéria, no Gabão, na Líbia, na Argélia e no Egito.

Constituído por 54 países o continente Africa é o terceiro em extensão territorial do planeta. Representa 20% da área total de terra firme do globo terrestre, onde reside um sétimo da população mundial e centenas de tribos e etnias diferentes, sem contar a vasta pluralidade linguística. 

A África costuma ser regionalizada de duas formas, a primeira forma, que valoriza a localização dos países e os dividem em cinco grupos, que são a África setentrional, a África Ocidental, a África Central, a África Oriental e a África Meridional. 

A segunda regionalização desse continente, que vem sendo muito utilizada, usa critérios étnicos e culturais (religião e etnias predominantes em cada região), é dividida em dois grandes grupos, a África Branca ou Setentrional, formado pelos oito países da África do Norte, mais a Mauritânia e o Saara Ocidental, e a África Negra ou Subsaariana formada pelos outros 44 países do continente.

Na África existem quatros tipos climáticos. São eles: equatorial, tropical, desértico e mediterrâneo.

O litoral do continente não apresenta penínsulas. Em relação à sua posição geográfica, o continente está situado quase que totalmente no Oriente.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (11) 98793 6605

Copyright (c) 2022 - TV Destaque Nacional