noticias835 Seja bem vindo ao nosso site TV Destaque Nacional!

Gastronomia em Destaque

Pratos veganos ganham espaço nos grandes restaurantes brasileiros

Entre os restaurantes paulistanos de alta gastronomia com menu vegano estão A Casa do Porco, D.O.M., Tuju e Mani, além do curitibano Obst.

Publicada em 01/03/22 às 13:07h - 331 visualizações

José Oswaldo  Cascino Cardoso


Compartilhe
Compartilhar a noticia Pratos veganos ganham espaço nos grandes restaurantes brasileiros  Compartilhar a noticia Pratos veganos ganham espaço nos grandes restaurantes brasileiros  Compartilhar a noticia Pratos veganos ganham espaço nos grandes restaurantes brasileiros

Link da Notícia:

Pratos veganos ganham espaço nos grandes restaurantes brasileiros
Salada morna com tofu mexido, avocado, quinoa com cranberry, abóbora assada e mix de folhas do Restaurante  (Foto: Fabebook do Mani Manioca)






Conforme pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência, 14% da população brasileira (mais de 30 milhões) são vegetarianas. Desse total, mais de sete milhões declaram-se veganos. Segundo um estudo divulgado pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), a busca pelo termo “vegano” no Google cresceu quase 1000% nos últimos seis anos, revelando o grande potencial de crescimento do setor.


Foto: Estanis

A alta do número de pessoas veganas levou restaurantes renomados de todo País a criar menus exclusivos para atender a demanda desse público. São pratos criados com vegetais frescos. Em São Paulo, chefs como Alex Atala (D.O.M.), Jefferson Rueda (A Casa do Porco), Ivan Ralston (Tuju) e Helena Rizzo (Mani) já tem caprichado nas opções sem carne.


Foto: Divulgação

Em Curitiba (PR), o chef Lênin Palhano, em seu primeiro empreendimento, o Obst. lançou um menu degustação vegano, sem a utilização de produtos de origem animal, com uma sequência de sete etapas. ”Hoje, existem diversas formas de dar sabor a um prato sem necessariamente usar uma proteína de origem animal. Preparamos um menu degustação vegano com o olhar no futuro e sempre atentos às preferências dos brasileiros e às principais tendências da gastronomia mundial”, afirma o chef.


O menu foi criado com criatividade e frescor, valorizando ingredientes regionais e da estação, levando aos clientes pratos repletos de sabor e com texturas surpreendestes, a exemplo do tartar de beterraba, picles de melão, creme de tofu e niguiri de cenoura roxa. “O veganismo, com certeza, chegou para ficar e veio para abalar conceitos da alta gastronomia”, acrescenta Palhano.


Foto: Estanis

Um dia sem carne – O movimento Segunda Sem Carne, que chegou ao Brasil em 2009, é uma das maiores provas do crescente número de pessoas que deseja reduzir o consumo de carnes e derivados. O movimento é mundialmente conhecido e divulgado pelo seu embaixador Paul McCartney. O Brasil é reconhecido por ter a maior Segunda-Feira Sem Carne do mundo, presente até mesmo em refeitórios corporativos, escolas particulares e públicas, restaurantes e outras organizações.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (11) 98793 6605

Copyright (c) 2024 - TV Destaque Nacional