noticias56 Seja bem vindo ao nosso site TV Destaque Nacional!

Gastronomia em Destaque

Jucélia Costa Manso: a delicadeza e a simplicidade de uma grande chefe

Publicada em 30/07/20 às 16:38h - 451 visualizações

Agência de Notícias


Compartilhe
Compartilhar a noticia Jucélia Costa Manso: a delicadeza e a simplicidade de uma grande chefe   Compartilhar a noticia Jucélia Costa Manso: a delicadeza e a simplicidade de uma grande chefe   Compartilhar a noticia Jucélia Costa Manso: a delicadeza e a simplicidade de uma grande chefe

Link da Notícia:

Jucélia Costa Manso: a delicadeza e a simplicidade de uma grande chefe
 (Foto: Divulgação)

Se você estiver passeando pela área rural de Santo Antônio do Pinhal, para descontrair nesses tempos de confinamento social, uma descoberta daquelas que pode tornar seu dia inesquecível: o Rancho Zig Zag. Ele está localizado no bairro do Lageado, conhecido pela linda cachoeira e por diversos produtores rurais de shiitakes, sorvetes e verduras.


A propriedade é pequena: tem apenas quatro chalés e o restaurante que antes atendia apenas os hóspedes para o café da manhã. Com o tempo, a casa passou a ser uma referência de comida natural e exclusiva na região da Mantiqueira. 


O rancho recebe visitantes do ABC, Santos, Campinas e de outras cidades paulistas, assim como também dos demais estados brasileiros. Vale a pena passar um day use nesse espaço cortado pelo Rio Sapucaia Mirim e repleto de coisas boas do campo.


Normalmente, a área rural onde está inserida a propriedade é visitada por siriemas, tucanos e macaquinhos, além de uma infinidade de pássaros. O espaço é ótimo também para as crianças, que podem brincar na casinha de árvore, pescar, ou pedalar nas estradinhas rurais sem medo.


Jucélia Costa Manso é quem comanda a cozinha. O mais legal é que ali a família inteira trabalha unida. A chefe Jucélia  conseguiu reunir o marido a enteada, o filho e as sobrinhas.  


O restaurante serve receitas inspiradas em ingredientes de produtores locais, como o shiitake produzido no bairro. Outra característica marcante é a pegada artesanal. Tudo é feito na hora, com temperos da própria horta, inclusive. 


Rejeitando itens industrializados, prestigiando produtos regionais, com uma pegada de sustentabilidade, o Zig Zag, além de estar inserido num lugar de beleza exuberante, trabalha a gastronomia de resgate que valoriza as coisas simples, realçando o sabor.


Delícias exclusivas


O carro-chefe é a costela no bafo, que serve duas pessoas.  Preparada por 12 horas no forno à lenha e depois servida com batata rústica, farofa defumada e citronete, uma versão da vinagrete feito com tomate cereja, gergelim branco e preto e limão do quintal", conta Jucélia.


Tem ainda o cupim no bafo, servido com duas postas que somam aproximadamente 400 gramas de proteína. Para a entrada, vale destacar as imperdíveis bruschettas feitas com pão rústico de fermentação natural.


As parmegianas de carne, frango ou berinjela também saem bastante e são gratinadas no fogão à lenha com molho artesanal. Para quem gosta de peixe, há as trutas nas versões castanhas e ervas, com amêndoas defumadas, acompanhada de aspargos e batatas. E na maracujá e mel. Os preços dos pratos variam de R$ 45 a R$ 65.


As massas também merecem atenção e são feitas na hora . “A chefe conta que os clientes gostam de ver a produção e acompanham  o processo de perto. O talharim, por exemplo, leva açafrão e sai muito com molho quatro queijos gratinado “, comenta Jucélia.


"Outras opções de molhos são o shiitake ao sugo e castanhas ao pesto de manjericão.  Outra delícia é a lasanha de shiitake, que pode ser vegetariana ou vegana. Esta última com massa integral e sem ovos", explica.


Um grande diferencial são as sobremesas. Os sorvetes são especiais. Um dos campeões de pedidos é o de cinco queijos preparado com calda de goiabada cascão e Vinho do Porto. Outra opção exalta os sabores mais cítricos, como o de physalis, tem base de tangerina. 


Há, ainda, o sorvete de frutas vermelhas, que leva geleia feita com mel e vinho. Vale experimentar ainda o de doce de leite. Ele é finalizado com paçoca, feito no pilão e leva cardamomo no preparo.


O restaurante do Rancho Ziz Zag funciona aos finais de semana e feriados, das 11 horas às 18h30. À noite e durante a semana só atende com reserva pelo telefone. Experimente nas noites de domingo as pizzas artesanais, preparadas com produtos totalmente naturais. 


Informações e reservas (12) 99628-6963. Site www.ranchozigzag.com.br

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (11) 98793 6605

Copyright (c) 2024 - TV Destaque Nacional